Quem somos

O Tecs | Grupo de comput {ação social} da USP é um grupo de extensão universitária iniciado por alunos do Bacharelado em Ciência da Computação do IME-USP, focado no impacto social da computação e da tecnologia. Ele é parte do TechShift, uma aliança global de organizações estudantis com esse mesmo propósito.

O grupo é constituído por três frentes de desenvolvimento — educação, ética e serviços. Elas visam, respectivamente, promover a educação tecnológica igualitária da população por meio de cursos, oficinas e ações promovidas pelo grupo; unir esforços para formar uma sociedade e profissionais éticos e conscientes sobre o uso da tecnologia; e estimular alunos a usarem a tecnologia para solucionar problemas da comunidade local.

Nossa missão

Usar a computação para fortalecer o pilar da extensão na universidade, promovendo uma relação dinâmica e bidirecionada de contato, suporte e aprendizado entre a comunidade universitária e a sociedade em que essa está inserida.

Nossa visão

Um cenário de equidade dos saberes, no qual as universidades superem as barreiras de restrição de conhecimentos e técnicas. Pretendemos, a longo prazo, contribuir para uma formação universitária que estimule maior consciência social, capaz de gerar profissionais da área de computação hábeis em refletir sobre as implicações éticas e sociais do seu trabalho, desmentindo, assim, o mito da neutralidade tecnológica. Ademais, colaborar para o melhor entendimento por parte da população sobre o potencial de transformação da tecnologia, os seus usos na dinâmica social e as formas como ela pode ser usada a seu favor.

Nossas atividades

Encorajamos estudantes a encontrarem modos de combinar seu interesse pela ciência da computação e pelo impacto social. Fazemos isso ao:

Em termos gerais, pretendemos que os estudantes entendam como a tecnologia pode ser utilizada para o bem coletivo, e utilizem esse conhecimento na prática, por meio de colaborações com a comunidade local, os serviços públicos, as organizações não-governamentais e as sem fins econômicos.