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Aulas de introdução à Lógica de Programação na Fundação CASA

4 pessoas na frente de uma lousa, discutindo como explicar um sistema de coordenadas através de uma metáfora de campo de futebol.

O que é a Fundação CASA?

A Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) é uma instituição estadual que aplica medidas socioeducativas segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Mas, mesmo inseridos em medidas de privação de liberdade, esses adolescentes devem ter acesso a educação escolar, cultura, esportes e lazer. E é aí que entra o Curso de Introdução à Lógica de Programação que o Tecs oferece na Fundação CASA.

Sobre o curso...

Visamos, antes de tudo, a contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens inseridos em medidas socioeducativas, auxiliando-os no desenvolvimento de competências que ampliem suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, geração de renda e participação na sociedade. Sempre permeado por uma abordagem humanista que dialogue com as vivências individuais de cada aluno, o curso não se restringe ao ensino da técnica pela técnica e põe em destaque a interação e o desenvolvimento de interesses pessoais, procurando também desmistificar a crença de que Computação e Matemática seriam conteúdos inalcançavelmente complexos.

Para contextualizar os vários conceitos de Computação, a proposta do curso é, ao longo das dez aulas e com a ajuda dos professores-monitores, desenvolver um jogo com a ferramenta Processing (modo Python), que facilita a criação de programas visuais e expressivos. Além disso, ao longo do curso também são promovidas conversas sobre possibilidades de carreira, cursos gratuitos e a influência da Computação na sociedade. As aulas são administradas pelos membros da equipe, que se dividem entre professores e monitores.

Equipe de 6 voluntários em frente de uma unidade da Fundação CASA.

Programação desplugada?

A imagem na parte superior da página é um exemplo do que chamamos 'programação desplugada': programar (ou ensinar programação) sem usar qualquer dispositivo eletrônico. Nessa foto, podemos ver quatro professores discutindo qual a melhor forma de explicar o conceito de sistema de coordenadas para alguém que talvez não tenha toda a bagagem matemática necessária para entender a explicação tradicional e abstrata que se encontraria em um livro-texto.

A conclusão? Explicar sistemas de coordenadas a partir de uma comparação com um jogo de futebol:
  • o campo é o plano cartesiano;
  • o meio do campo é a origem do sistema de coordenadas;
  • os jogadores de um time seguem em direção ao gol do time adversário, que representa o eixo horizontal;
  • as arquibancadas ficam na direção vertical;
  • os jogadores movem-se principalmente em direção ao gol do time adversário (eixo horizontal),
  • mas também desviam e fazem passes em direção à arquibancada (eixo vertical) ou em uma combinação das direções;

Pode parecer um desafio, mas devido às restrições de uso de internet e de dispositivos externos, às vezes é preciso ser criativo e trazer as explicações ao mundo real, como nesse exemplo.