Curso de Introdução à Programação em Python para Meninas

Índice

Sobre o curso

O Curso de Introdução à Programação em Python para Meninas é um curso gratuito oferecido pelo Tecs, o grupo de comput{ação} social da USP. O objetivo principal do curso é contribuir para a formação tecnológica de garotas do Ensino Médio por meio do ensino de lógica de programação em Python. Também é objetivo criar incentivos e condições para seu posterior ingresso em cursos de ensino superior em áreas de tecnologia.

Certificado

Para as alunas que tiverem pelo menos 75% de frequência no curso, iremos emitir um certificado USP. A frequência será calculada a partir da entrega das atividades.

Data e Horários

Aulas de 15/03/2021 a 07/04/2021, de segundas e quartas das 15h às 17h.

Por que programação?

Com a alta dos algoritmos, redes sociais, computadores e praticamente tudo da nossa tecnologia atual, a programação se tornou uma ferramenta cada vez mais presente e essencial para nossa vida. Com ela, somos capazes de automatizar processos e torná-los mais rápidos e eficientes. Por conta de sua ampla utilidade em diversas áreas, saber programação é relevante não só para áreas como Engenharia, Ciência da Computação ou Matemática, mas também para História, Geografia, Ciências Sociais a até mesmo Letras!

Por que meninas?

De acordo com uma reportagem de 2018 do Jornal da USP, o curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade de São Paulo contava com uma turma 70% feminina na década de 70. Em oferecimentos mais atuais, este número decaiu a ponto das mulheres não comporem mais do que 15% dos alunos do curso. Esse declínio é resultado de diversas transformações culturais e econômicas que afastaram as mulheres dos espaços acadêmicos e do mercado de trabalho no campo da computação e tecnologia. Nosso objetivo é incentivar o interesse das mulheres nessas áreas e contribuir para o combate da desigualdade de gênero.

Público-alvo

Meninas cis ou trans de Ensino Médio ou que terminaram o Ensino Médio em até dois anos, preferencialmente de escolas públicas. Este recorte dá prioridade para quem vai entrar no ensino superior. Então, para este oferecimento, não iremos abrir para meninas dessa faixa etária que já estão cursando graduação. Caso sobrem vagas, meninas de escolas privadas também serão sorteadas.

Como participar

Para participar do curso, é necessário um computador ou celular com acesso à internet. As aulas serão ministradas no Google Meet e usaremos o Google Colab como ambiente de programação. Mas as vagas são limitadas! As participantes serão selecionadas entre as inscritas por meio de sorteio.

Inscrição

As inscrições estão encerradas atualmente.

Comprovante escolar

Os documentos aceitos como comprovante escolar devem ter validade de até dois anos, e você pode escolher qualquer um desta lista:

Apoio